Tóquio - O Japão quer lucrar com a Copa do Mundo logo e começou a aceitar na terça-feira encomendas para as moedas de ouro, prata e níquel comemorativas do evento.
A Coréia do Sul, a outra sede da Copa, lançou moedas similares na quarta-feira da semana passada para comemorar o início da contagem regressiva de 100 dias para a Copa do Mundo.
A fabricação das moedas no Japão ainda não terminou, mas os torcedores e colecionadores podem fazer seus pedidos pelo correio, disse o Ministério das Finanças.
O ministério disse que não houve motivos para colocar suas moedas a venda depois da Coréia do Sul. ``Tudo está acontecendo como planejado'', disse um funcionário do ministério.
As moedas de ouro com valor de face de 10 mil ienes (74,69 dólares) e com o desenho de dois jogadores de futebol na frente e uma cerejeira e o troféu da Copa na parte de trás serão vendidas por 40 mil ienes cada.
As moedas de prata com valor de 1.000 ienes (7,47 dólares) e com o troféu e a cerejeira de um lado e 10 jogadores do outro custarão 6.000 ienes.
Já as moedas de níquel têm valor de face de 500 ienes (3,74 dólares) e apresentam um globo terrestre na frente e um relógio mostrando o meio-tempo de jogo atrás. Elas serão vendidas por 3.000 mil ienes (22,41 dólares), disse o ministério.