São Paulo - O Fluminense foi até Taguatinga (DF) e acabou sendo derrotado por 1 a 0 para o Brasiliense, na noite desta quarta-feira, no estádio Serejão, no jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil.
Agora, o time carioca precisa vencer por dois gols de diferença a partida de volta para ficar com a vaga à semifinal da competição. Empate ou derrota por 2 a 1 (3 a 2, 4 a 3, etc.) carimba a classificação do Distrito Federal.
O gol saiu apenas aos 31 minutos da etapa final. Weldon foi derrubado por Maurício dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Wellington Dias cobrou e marcou.
A partida marcou a estréia do técnico Péricles Chamusca em lugar de Edson Porto, que pediu demissão no Brasiliense. A curiosidade é que o novo treinador comandava a equipe que foi eliminada pelo Brasiliense nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, o Confiança.
O primeiro tempo foi muito movimentado e mostrou um Brasiliense surpreendentemente agressivo. Utilizando o habilidoso Wellington Dias nas costas de Jancarlos, o time do Distrito Federal criou seguidas situações de gol que só se concretizaram por causa da boa atuação do goleiro Murilo.
Foi assim aos 15 minutos quando Jackson entrou só na área e o goleiro tricolor evitou o gol se jogando nos pés do atacante e segurando a bola. Aos 19, Murilo teve que intervir novamente, agora para evitar a conclusão de Wellington Dias. Aos 23 minutos, Gil Baiano foi derrubado na entrada da área por Jancarlos, mas o omisso Antonio Pereira da Silva fez de conta que não viu.
A partir dos 30 minutos, o Fluminense acertou a marcação e conseguiu equilibrar a partida. A consequência disso é que o Tricolor começou a criar jogadas de perigo para o gol de Donizete que também começou a se destacar. Aos 33 minutos, Bismarck cabeceou de fora da área e o goleiro Donizete mandou para escanteio. Aos 34, Gil Baiano entrou livre e desperdiçou a chance. Aos 36 foi a vez de Carioca evitar a conclusão de Magno Alves na pequena área.
Aos 38min, Donizete voltou a fazer grande defesa na conclusão de Roger e aos 42min, Maurício cobrou falta com violência e o goleiro do Brasiliense mandou para escanteio no último grande lance do primeiro tempo.
Quando se esperava que o time carioca voltasse com a mesma disposição dos minutos finais, o que se viu foi o Brasiliense dominando inteiramente a partida. Roger, muito apagado, não conseguia levar vantagem e os zagueiros tricolores tinham dificuldades para marcar os atacantes do Brasiliense, principalmente Welington Dias, o melhor em campo.
Murilo salvou aos 15 minutos quando Jackson entrava livre e teve que intervir novamente aos 19 minutos para evitar o gol do Brasiliense. Aos 32 minutos, a bola foi cruzada na área e Weldon foi derrubado por Maurício na área. Pênalti claro que Welington Dias cobrou com categoria para marcar o gol do Brasiliense.
Um minuto depois, Wellington é derrubado por Régis e Murilo quando ia concluir para as redes, mas Antonio Pereira da Silva marcou apenas escanteio. Os últimos minutos se caracterizaram pelo domínio intenso do Brasiliense que perdeu outras oportunidades de fazer gol, enquanto o Fluminense apenas se defendia e tentava fazer o tempo passar . Afinal, perder apenas de 1 a 0, foi lucro para o Tricolor carioca.