Com experiência nas fórmulas Renault e F3 Europeia, a Virgin entra na Fórmula 1 buscando se diferenciar do restante das equipes, principalmente aquelas que também farão sua estréia em 2010. Para isso, está investindo em uma tecnologia de ponta para desenvolver carros com aerodinâmica diferente, sem que seja necessário fazer qualquer teste no túnel de vento.
Para isso, a escuderia está criando o novo carro com a tecnologia Computational Fluid Dynamics (dinâmica de fluido computacional, em português), desenvolvido pelo engenheiro Nick Wirth, dono da Wirth Research e diretor-técnico da equipe. A previsão é que o primeiro chassi da Virgin esteja pronto em dezembro, quando os testes finais devem ser feitos em fevereiro de 2010.
Mesmo assim, Wirth admite que o time terá um início complicado na categoria mais importante do automobilismo. "Nós vamos começar atrás, mas esperamos estar na frente das demais equipes novas. Depois, a ideia é pressionar aquelas escuderias mais consolidadas", explicou o dirigente em entrevista à revista Autosprint.
Por outro lado, Wirth crê que a mudança de regulamento deve ajudar a Virgin. "As novas regras vão tornar tudo muito diferente, principalmente devido aos tanques maiores, aerodinâmica, pneus", ressaltou. "Por isso, não se deve subestimar o potencial de que surja uma surpresa. Se as regras de 2010 fossem as mesmas deste ano, eu estaria preocupado, mas não estou tanto".