Memoria
Os PDAs têm memórias bem menores que os computadores. Este fator é muito importante para o desempenho. Os dispositivos do tipo Pocket PC podem oferecer memórias próximas aos 32 Mb enquanto muitos Palm não passam dos 8 Mb, ainda que não seja possível comparar a capacidade dos sistemas operacionais, pois têm necessidades muito diferentes em relação a recursos. Tão importante quanto o valor da memória é a possibilidade de suporte à capacidade de expansão através de memórias externas, já que aumentam a vida útil do aparelho.
Cartão de memória
Nem todos os PDA têm espaço para alojar um cartão de memória. A importância deste critério varia em função do uso mais ou menos intensivo que você vá fazer do seu computador de bolso. Hoje em dia, a escolha de um computador de bolso implica automaticamente a escolha de um tipo de cartão de memória.
- PC Card: este tipo de cartão, também chamado PCMCIA, é pouco utilizado em computadores de bolso. Existem adaptadores em forma de PC Card que admitem cartão com outro formato.
- Compact Flash: existem dois formatos, que se diferenciam pela sua espessura, o tipo I (3,3mm) e o tipo II (5mm). A maior parte das máquinas só aceita cartões que funcionem com o tipo I, cuja capacidade varia de 2 a 192 Mb.
- Smart Media: este cartão extraplano (0,76mm) é pouco usado em computadores de bolso, apesar de ser pequeno (34 x 45mm). Sua capacidade máxima alcança os 128 Mb.
- MMC/SD: é o menor cartão (24 x 32mm com espessura de 1,4mm). É apresentado em duas versões: a Multimedia CARD e a SD CARD. Este último se diferencia por funções internas destinadas a controlar a cópia quando há arquivos de música comprimidos.
|