Sistema Operacional
Dois sistemas operacionais dividem o mercado: Palm OS e Pocket PC. Os dois têm a função de sincronização automática quando conectados a um PC ou Mac (Palm OS). Existem também alguns computadores de bolso, de baixo alcance, que utilizam sistemas operacionais fechados do próprio fabricante e suas funções são bem mais limitadas.
É preciso levar em conta que o Palm OS, por exemplo, tem mais de 20 mil títulos para as mais variadas funções, enquanto o Pocket PC, ainda que tenha uma interface mais familiar e semelhante ao Windows, tem menos títulos e um desempenho mais lento, exigindo mais recursos.
Estas são suas características fundamentais:
Pocket PC
É o sucessor do Windows CE e pertence à Microsoft, embora claramente inspirado em alguns princípios ergonômicos, grandes responsáveis pelo êxito do Palm OS. Incorpora versões simplificadas do Word, Excel, Outlook, Explorer e, para os PDA com teclado, Access e PowerPoint. Estas máquinas estão preparadas para multimídia. Dispõem de um arquivo de MP3, mas também do Microsoft Reader para livros eletrônicos e, às vezes, de algum programa para ver vídeos.
Palm OS
É o sistema operacional mais utilizado: encontra-se nos PDAs vendidos pela Palm e pela Handspring. O Palm OS é muito simples de usar, o que seduziu aqueles que não queriam encontrar em seu PDA um ambiente puramente informático. Os PDAs, uma vez conectados, são facilmente reconhecidos pelo sistema operacional e o programa passa a alojar-se no disco rígido. Por exemplo: a conexão de uma câmara fotográfica digital permite as ordens para fazer e visualizar fotos.
|