Maiores mafiosos

Pasquale Condello

Conhecido como "Il Supremo", Pasquale Condello é considerado o mais respeitado líder da 'Ndrangheta, a máfia calabresa. Nascido em 1950 na cidade de Reggio Calabria, Condello começou a sua ascensão na Máfia ao participar do assassinato do chefe Antonio Macri de Siderno em 1975, que iniciou uma guerra que deixou mais de 300 mortos.

Após mais uma guerra entre mafiosos nos anos 80, ele assumiu o controle de boa parte das operações da ‘Ndragheta. Desde então, colecionou quatro sentenças de prisão perpétua por assassinatos, associação com a máfia, extorsão, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Ele chegou a ser preso em 1988, mas foi solto após pagar US$ 100 mil de fiança e passou a se esconder das autoridades.

Condello é considerado um dos responsáveis por mudar o perfil da máfia calabresa, que teria como objetivo se infiltrar em círculos financeiros legais para investir recursos ganhos em negócios ilegais. Ele também teria orquestrado, em 1991, a paz com outros chefes da Calábria e criado uma federação de famílias que ajudou a levar a ‘Ndragheta a praticamente conquistar o monopólio do tráfico de cocaína da Colômbia para a Europa. Condello foi preso em fevereiro de 2008. Ele viveu em Reggio Calabria durante os 18 anos que foi considerado fugitivo.

Foto: AFP

Terra