Harry Truman, o 33º presidente americano, assumiu a presidência após a morte de Roosevelt. Deu continuidade à guerra e foi um dos principais responsáveis pelo lançamento das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, matando 200 mil pessoas.
Apenas seis anos depois do fim da Segunda Guerra, os EUA de Truman seriam protagonistas de um novo conflito: a Guerra da Coreia. Em 1951, a República Democrática da Coreia (Norte) e República da Coreia (Sul) entraram em guerra, causando a morte de cerca de 3 milhões de pessoas. Os EUA financiaram os sul-coreanos e intervieram no conflito, usando como pano de fundo a recém criada Nações Unidas. Os americanos tiveram mais de 35,5 mil baixas.
A guerra terminou em julho de 1953, sem vencedores, e com dois Estados polarizados: comunistas ao norte e um governo pró-americano no sul. Até hoje o tratado de paz não foi assinado. Harry Truman retirou-se da política em 1953, ao fim de seu mandato presidencial. Morreu aos 88 anos em 26 de dezembro de 1972 na cidade de Kansas, no Missouri.