O 43º presidente americano é o polêmico George W. Bush, principal mentor das invasões americanas ao Afeganistão (2001) e ao Iraque (2003) logo no início de sua gestão. Em resposta aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, Bush "filho" iniciou uma guerra global contra o terrorismo, ordenando uma invasão ao Afeganistão no mesmo ano, e uma invasão ao Iraque, em 2003.
A investida das tropas contra o governo afegão, controlado pelo regime Talibã, foi vitoriosa. Porém, a coalizão que substituiu o antigo governo e facções rivais continuam em guerra. As tropas aliadas ainda não conseguiram devolver a paz ao Afeganistão e grupos dissidentes continuam a combater entre si. A violência talibã prossegue nas províncias. Muitos críticos consideram a Guerra do Afeganistão como um "novo Vietnã para os americanos".
George W. Bush deixou o cargo em 2009 e, após a posse de seu sucessor, retornou ao Texas. Atualmente, aos 64 anos, é orador público e escreveu um livro sobre os bastidores de sua gestão presidencial.