|
Dicas alimentares |
|
Cuidados alimentares contra a dor de garganta
A garganta áspera e dolorida pode ser o primeiro sinal de uma infecção virótica das vias respiratórias superiores, como um resfriado ou gripe, ou, o que é mais raro, uma infecção por bactérias. Nas crianças, as amígdalas inchadas e infeccionadas podem causar dor de garganta, enquanto que entre os adultos a causa mais comum de uma dor de garganta suave e crônica é o fumo.
Embora não haja evidência científica, acredita-se que altas doses de vitamina C ajudam a reduzir a duração da gravidade da dor de garganta ou de qualquer outro sintoma de infecção virótica do trato respiratório.
O aumento da ingestão de líquidos não-alcoólicos, quentes e frios, pode aliviar a dor ao engolir. Alguns médicos aconselham a adoção temporária de dieta líquida, que alimenta sem prejudicar a garganta. Dentre as boas opções estão os milk shakes, os sucos de frutas, caldos e sopas, e os alimentos semi-líquidos, como pudins e gelatinas.
São muitos os remédios caseiros para dor de garganta que costumam ser úteis para aliviar os sintomas. O gargarejo com água morna e sal é o mais conhecido - uma alternativa é gargarejar com uma solução de meio copo de água morna com duas colheres de chá de vinagre.
Coma Bastante
- Frutas cítricas, frutas em geral e verduras frescas, para obter vitamnia C
- Frutas amarelas e alaranjadas, vegetais alaranjados e verdes para obter betacaroteno
- Pescado, carne magra, iogurte e grãos enriquecidos para obter zinco
- Beba bastante líquidos sem álcool e sem cafeína
Evite
- Bebidas alcoólicas e fumo.
Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos
|