|
Leia mais: |
|
Cuidados alimentares contra a dor de ouvido
As crianças pequenas são especialmente vulneráveis às infecções do ouvido médio (otite média) porque os líquidos tendem a se acumular nesta parte do ouvido, criando um ambiente favorável para a proliferação de bactérias.
Os lactentes têm menos problemas com infecções de ouvido, em parte por causa dos anticorpos do leite materno, mas também porque a posição do bebê quando mama no seio faz o leite seguir abaixo e não para trás em direção do ouvido.
Nas crianças mais velhas e nos adolescentes, as infecções de ouvido são semelhantes às que ocorrem com nadadores, pois o excesso de umidade propicia a multiplicação de bactérias do canal auditivo. As crianças alérgicas são propensas às infecções de ouvido, como, por exemplo, as que sofrem de rinite alérgica e que ficam com os ouvidos entupidos.
As infecções de ouvido causadas por bactérias podem ser tratadas com antibióticos. As infecções graves e freqüentes podem necessitar de cirurgia para a implantação de um pequeno tubo para drenar o líquido. Entretanto, a maioria das crianças superam estas infecções quando crescem. Uma dieta balanceada que inclui uma ampla quantidade de frutas, verduras e legumes ajuda a desenvolver a imunidade.
Coma Bastante:
- Verduras, legumes e frutas para aumentar a imunidade contra infecções.
Evite:
- Alimentos com alto teor de sal que causam acúmulo de líquido no ouvido interno
Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos
|