|
Leia mais: |
|
Tire todas as suas dúvidas sobre a vacina da gripe
1) Tem que tomar a vacina todo ano?
Sim. A cada ano, os vírus que atacam a população de modificam. A vacina dada no Brasil é feita em função dos vírus que atacaram o Hemisfério Norte na estação anterior.
2) A vacina é mesmo eficaz?
Sim. "Estudos sobre a vacina, feitos em anos anteriores, demonstram que ela apresenta um grau adequado de proteção", afirma o doutor Luiz Álvaro.
3) A vacina tem efeitos colaterais?
Em geral, a vacina é bem tolerada pelo organismo. Em alguns casos, pode provocar sintomas assemelhados a uma gripe fraca ou, em raríssimos casos, de uma gripe mais forte.
4) Quem deve tomar a vacina da gripe?
O clínico geral Luiz Álvaro Simões de Souza, especialista em saúde pública, explica que pessoas acima de 65 anos, que tenham doenças crônicas, depressão do sistema imunológico ou que morem em casas de repouso, devem ser vacinadas anualmente. As outras pessoas podem tomar a vacina, especialmente se pertencerem a grupos que podem funcionar como transmissores potenciais do vírus da gripe (como funcionários de aeroportos), mas não são o alvo principal da vacina.
5) Quem não pode tomar a vacina da gripe?
O doutor Luiz Álvaro explica que a vacina tem poucas contra-inicações. No entanto, alerta para o fato de que um pequeno número de pessoas pode apresentar reações alérgicas à vacina e, por isso, ninguém deve tomá-la sem antes consultar um médico.
6) Grávidas e bebês podem tomar a vacina?
Só com recomendação médica.
7) Onde tomar a vacina?
De preferência, nos postos de saúde, onde ela é gratuita e tem a distrubuição controlada. Mas muitas clínicas particulares também oferecem o serviço, que custa entre 20 e 40 reais.
8) Quando tomar a vacina?
De preferência, até 40 dias antes de começar o inverno.
Laura Cánepa/Redação Terra
|