Um dos ícones da Patagônia chilena, a montanha de Cerro Castillo tem 2.675 m de altura. Leva esse nome por sua forma, que parece um castelo. A Reserva Nacional Cerro Castillo fica a 70 km de Coyhaique. Há milhares de anos, o território - de 180 mil hectares - era composto por grandes massas de gelo, que derreteram e deram vida a vales com mata nativa.
Em Cerro Castillo, há várias veredas que foram utilizadas no passado para o transporte de gado na região. Muitas delas foram transformadas em trilhas. Para uma caminhada pequena, a melhor opção é o caminho de Laguna Chiguay, onde se encontram lagos de origem glacial e ventisqueros (monte de neve entre montanhas). Já os caminhos de Estero Parada (16 km) e Valle de la Lima (45 km) são mais longos.
Uma ótima experiência é fazer uma cavalgada nas montanhas da região de Cerro Castillo, o que proporciona uma das melhores vistas de Aysén. Não é difícil encontrar pequenos empresários que oferecem cavalos. É recomendável, no entanto, ir bem-agasalhado, mesmo que não esteja frio, ou solicitar um poncho. Depois de feita a foto ao lado, a região de Cerro Castillo registrou chuva congelada e neve em regiões montanhosas.
Texto e Foto: Fernando Diniz/Terra
Via terrestre
Partindo de Coyhaique, a 70 km ao sul pela Carretera Austral, o acesso fica antes de chegar ao aeroporto de Balmaceda.