Fica no centro da região conhecida como Bacia do Palena-Queulat, na união (por isso o nome La Junta, que significa união, em espanhol) dos rios Palena e Rosselot. É um bom lugar para se hospedar e visitar as vilas próximas, como, por exemplo, Raúl Marín Balmaceda e Puyuhuapi.
La Junta tem cerca de 2 mil habitantes, oferece serviços como hotéis, cabanas, internet, posto de gasolina, mecânicos e comércio. Como atividades, a região oferece caminhadas na montanha da Reserva Nacional Lago Rosselot, com vista para união das águas que dá nome ao local. A pesca também é atividade importante na região.
Texto e Foto: Fernando Diniz/Terra
Via terrestre
La Junta está localizada na entrada norte da região de Aysén. Pela Carretera Austral, fica a 152 km ao sul de Chaitén. De Coyhaique, são 270 km (122 km pavimentados e 147 km de cascalho). A rota passa pelo Parque Queulat e por Puyuhuapi.
Via marítima
De Puerto Montt a Chaitén (leva cerca de 10 horas) ou de Quellón a Chaitén (dura aproximadamente sete horas) por ferry boat, que desembarca a 150 km de La Junta (20 km pavimentados).