Imagine cruzar um pontilhão sobre uma cachoeira de águas cristalinas e chegar a um bosque com grande diversidade de árvores e pássaros. Uma trilha segue por entre os coigües e as lengas (duas árvores típicas da região) até atingir o início da queda d’água. Um lago com coloração esverdeada é cercado pela vasta vegetação. Então, uma grande geleira repousa ao fundo, entre duas montanhas nevadas, enquanto uma massa de gelo derretida cai pelo canto, como uma pequena cascata.
O Ventisquero Colgante protagoniza uma das mais belas paisagens de Aysén, pelo conjunto da obra: cachoeira, bosques e gelo. A explicação para a paisagem, no entanto, não é das mais animadoras. A cachoeira também era gelo, segundo registros do Parque Queulat. Em 1875, quando o capitão Enrique Simpson descobriu a região, o congelamento chegava a 100 m do mar. Hoje, está a uma distância de 7.800 m.
O Parque Nacional Queulat proporciona boas opções de trilhas. Os bosques são verdadeiros parques de diversões para quem gosta de botânica ou biologia.
Texto e Foto: Fernando Diniz/Terra
Via terrestre
O parque Queulat fica nos arredores de Puyuhualpi. Veja aqui como chegar à região.