É a capital da região de Aysén. Coyhaique tem 50 mil habitantes e é um bom lugar para começar a viagem. Aproveite para abastecer, comprar filtro solar, medicamentos e trocar dinheiro nas casas de câmbio. Há bons hotéis, albergues e B&B (sigla para bed and breakfest, como é chamada uma hospedagem domiciliar) para passar a noite.
Perto dali, há atrativos como a Reserva Nacional Coyhaique, a Reserva Nacional Río Simpson e a Reserva Nacional Trapanada. A cidade, como toda a região, atrai praticantes do fly-fishing (pesca com moscas). O lago Elizalde é rico em trutas. O Salmo Patagonia Lodge, nos arredores de Coyhaique, é conhecido por receber pescadores (em sua grande parte, norte-americanos). O local, situado em uma montanha, oferece cabanas para famílias praticantes de fly-fishing e excursões para lagos e rios ricos em peixes. Fotos de peixes fisgados penduradas no lodge endossam os depoimentos dos pescadores.
Texto e Foto: Fernando Diniz/Terra
Via terrestre
Percorrendo a Carretera Austral desde Puerto Montt. O caminho passa por parques naturais e belas paisagens.
Via marítima
Há ferry boats que saem duas vezes por semana de Puerto Montt até puerto Chacabuco, que fica a uma hora de Coyhaique. A viagem dura 22 horas.
Via aérea
De Santiago, com escala em Puerto Montt. A Lan Chile e a Sky Airlines fazem o trajeto até o aeroporto de Balmaceda, a 55 km de Coyhaique. Há empresas que oferecem transporte do aeroporto até a cidade.