Raúl Marín Balmaceda é um povoado de cerca de 350 habitantes que fica localizado de frente para o mar, no delta do rio Palena. Uma das principais atividades turísticas da região é avistar baleias cachalotes, leões marinhos e pinguins.
O local apenas recentemente tem se preocupado com o turismo e os avanços chegam aos poucos. Para ter acesso ao povoado, é preciso pegar uma balsa (gratuita) para atravessar o rio Palena. A telefonia celular ainda começa a ser implantada na região e apenas a escola tem internet wi-fi.
São poucas opções de hospedagem em Raúl Marín Balmaceda, mas dos atrativos, não. O Fundo los Leones Lodge oferece pesca, cavalgadas, passeios de ecoturismo, caminhadas, entre outros. As confortáveis cabanas também agradam quem só quer descansar. Há silêncio, pouco fluxo de turistas e uma tina aquecida à lenha de frente para o mar. É um lugar perfeito para escrever um livro ou se exilar das grandes metrópoles.
Texto e Foto: Fernando Diniz/Terra
Via terrestre
Fica a 75 km de La Junta, pela Carretera Austral. A balsa para Raúl Marín Balmaceda fica no km 65 da rodovia e sai em quatro horários (8h30, 12h30, 14h e 17h30). Dura seis minutos e a capacidade máxima é de seis veículos.
Via aérea
Há uma pista de pouso próxima ao Fundo los Leones. Os administradores do local recebem jatos particulares e também organizam excursões com voos charters. O hotel ainda costuma receber turistas que pousam no aeroporto de Esquel, na Argentina, e vão de carro até Raúl Marín Balmaceda.