Existem muitos mitos que caracterizam o signo de Libra. O mais interessante é o mito grego de Tirésias. Tirésias era protegido da deusa Hera e por isso a ele foi concedida a permissão de assistir à cópula de duas serpentes no bosque sagrado da deusa.
Tirésias, sensível e curioso, pergunta à deusa: “Qual dos dois sente mais prazer, o macho ou a fêmea?” Hera, sem saber o que responder, concedeu-lhe a dádiva de passar parte de sua vida como mulher e parte como homem, para que ele mesmo pudesse responder.
Quando terminado o período de experimentação, Tirésias é chamado diante de Zeus e Hera, que perguntam a ele quem sente mais prazer. Primeiro ele tenta ser diplomata, para não ferir ninguém, mas sem querer acaba dizendo a verdade: é a fêmea que sente mais prazer.
Zeus fica furioso e diminuído em sua vaidade masculina e torna Tirésias cego. Há de se saber que na mitologia grega a cegueira é sinônimo de visão interior, ou seja, Tirésias, depois de sua experiência, adquire a visão mais profunda do masculino e do feminino.