O mito que mais caracteriza o signo de Virgem é o de Deméter e o Rapto de Perséfone, sua filha - mais uma filha do mulherengo Zeus.
Deméter era considerada quase em toda Grécia a deusa das colheitas e da fertilidade da terra. Era filha de Cronos (Saturno) e Réia, considerada a deusa do trigo, pois ensinou aos homens como semeá-lo, colhê-lo e com ele fabricar o pão. Deméter tinha uma linda filha, fruto de seu romance com Zeus, chamada Perséfone.
Certo dia, quando Perséfone brincava em meio às ninfas e suas tias Ártemis e Palas Atenas, Hades, seu tio e Deus do mundo avernal, raptou-a em sua carruagem puxada por cavalos negros e a levou ao mundo subterrâneo.
Sua mãe ficou desolada e toda a terra secou. Ela pediu ajuda a Zeus, que prontamente dirigiu-se até ao mundo de Hades para tentar um acordo. E conseguiu: a cada seis meses, Perséfone podia viver ao lado de sua mãe na terra e seis meses deveria voltar junto de seu marido para o mundo avernal. Segundo o mito, é por isso que durante metade do ano a terra é fértil e próspera e na outra metade é seca e estéril.