O mito que mais caracteriza Sagitário é o de Quíron, o centauro ferido e curador. Era considerado uma espécie de Rei dos Centauros, metade homem e metade cavalo, e vivia com sua tribo em meio à floresta.
Quíron sempre foi conhecido por sua sabedoria sobre a vida, a natureza e principalmente sobre o comportamento humano. No entanto possuía um lado selvagem e pouco civilizado.
Era o sábio, o professor, o filósofo e era muito misterioso, pois carregava uma profunda tristeza por ser diferente. Ao mesmo tempo em que possuía sabedoria divina, tinha também um profundo conhecimento sobre o lado animal dos homens.
Certo dia, ele foi ferido por uma flecha envenenada mas, por causa da sabedoria, recebeu dos deuses o dom da imortalidade. Não morreu, mesmo com sua ferida de veneno mortal. Quíron é aquele que cura, mas que também está ferido. É a figura do sábio que conhece a dor. É um curandeiro que conhece o poder da magia e das ervas, no entanto não pode curar a si mesmo. Mas mesmo em meio à sua dor, Quíron é uma figura otimista e positiva.