Tachkent - O tenista russo Marat Safin chegou às finais do torneio de Tachkent, no Uzbesquistão, e ultrapassou Gustavo Kuerten, o Guga, na Corrida dos Campeões.
Safin, que recentemente venceu o Aberto dos Estados Unidos, em Flushing Meadows, ganhou do suíço George Bastl por 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/2.
Assim, ele vai ser o segundo no ranking da ATP (Associação de tenistas profissionais) que mede o desempenho dos atletas neste ano de 2000. O novo ranking deve ser divulgado na segunda-feira.
Para superar o brasileiro e chegar à vice-liderança, Safin precisava chegar à final do torneio. Para chegar ao topo, precisa do título. Aí, conseguiria superar os 637 do líder Pete Sampras, dos EUA, que não está jogando nesta semana.
Guga tem 623 pontos. Safin soma 615. Pela classificação às quartas, somaria oito pontos. Porém, não pode computar esse resultado.
Para a Corrida dos Campeões, são contados 18 resultados sendo que 13 deles são de torneios do Grand Slam (quatro) e o restante da Masters Series. Os outros cinco são preenchidos pelas cinco competições do ATP Tour em que o jogador soma mais pontos. O pior desses resultados de Safin é o Torneio de Queen´s, quando ele ganhou 11 pontos. Assim, o russo só aumentará seu número de pontos se superar essa marca.
Chegando à final em Tashkent, ele substituiu os 11 pontos por 24 passando para 628 e deixando Guga para trás. Se ficar com a taça, ganha 35 pontos. Descartando os 11, chegando a 639 pontos, dois a mais que Sampras.
Guga terá a chance de recuperar a posição na Olimpíada de Sydney, que conta pontos para a Corrida dos Campeões, mas não para a Lista de Entrada, o ranking de 52 semanas da ATP.
Na outra semifinal do torneio, Davide Sanguinetti, da Itália, eliminou Julien Boutter, da França, por 2 sets a 0 (7-6, com 7/5 no tie break, e 7-6, com 7/4 no tie break).