Sydney - O Comitê Paraolímpico Internacional anunciou nesta sexta-feira os nomes dos três atletas do levantamento de peso que tiveram resultados positivos nas análises de doping, depois de conhecidos os resultados da contraprova. São eles: Uladzumir Buben, da Bielo-Rússia; Jabar T. Jabir, do Iraque, e o nigeriano Olatumbosum, que se unem aos seis outros excluídos anteriormente por terem tomado medicamentos incluídos na lista de produtos não permitidos na competição paraolímpica.
Buben, T. Jabir e Olatumbosum foram excluídos da Paraolimpíada e proibidos pelo Comitê Paraolímpico Internacional de participar de qualquer evento esportivo oficial durante os próximos quatro anos. O levantamento de peso é o único esporte em que o controle antidoping constatou resultados positivos. Quatro atletas tomaram diuréticos e esteróides anabolizantes, outros dois consumiram esteróides, e os três últimos, testosterona.
O presidente do CPI, Robert Seadward, disse que sentia um enorme pesar pelo alto número de casos positivos encontrados nestes Jogos. Segundo o dirigente, nunca na história dos Paraolímpicos houve tantos atletas apanhados nos exames por consumo de substâncias proibidas.
O Comitê quer dar assistência médica aos atletas que deram positivo para submetê-los a um processo de reabilitação, disse Seadward.