São Paulo - O russo Marat Safin ultrapassou neste sábado o brasileiro Gustavo Kuerten na Corrida dos Campeões, o ranking dos resultados de 2000 do tênis profissional.
Safin derrotou o sueco Jonas Bjorkman por duplo 6/4 e chegou às finais do Torneio de São Petersburgo, passando por seis pontos Guga, que caiu nas quartas-de-final do Torneio de Lyon contra o australiano Patrick Rafter.
O russo tem 661 pontos, três a menos do que Guga, que não marcou pontos em Lyon porque ganharia somente 11 na França: o pior de seus cinco melhores resultados em competições que não são de Grand Slam nem de Masters Series e que valem para a Corrida foi no Torneio de Tóquio, onde ele recebeu 12 pontos. O pior resultado de Safin foi no Torneio de Moscou, onde o russo conseguiu 22 pontos.
Como chegou à decisão em São Petersburgo, ganhou 31, mas somente nove serão somados aos seus 661, o que será suficiente para lhe dar a liderança da Corrida na lista a ser divulgada pela ATP (Associação de Tenistas Profissionais) na próxima segunda.
Safin enfrenta domingo na final o eslovaco Dominik Hrbaty, que venceu o também russo Yevgeni Kafelnikov.
Mesmo com o resultado, Safin analisou criticamente seu desempenho atual. "O jeito como eu estou jogando neste momento não é o jeito que um jogador número um joga", disse.