São Paulo – Marat Safin teve um mau começo de dia, mas foi o grande vencedor da terça-feira na Masters Cup. Em Lisboa, o russo saiu perdendo o primeiro set para Alex Corretja, mas venceu o jogo e, com a derrota de Gustavo Kuerten para Andre Agassi no final da noite, acabou ampliando sua vantagem sobre o segundo colocado no ranking mundial.
A vitória valeu mais 20 pontos para Safin no ranking. Ele já tinha vantagem de 75 pontos para Guga e ficou ainda ainda mais próximo de terminar a temporada como número um do mundo. Com a vitória desta terça, o russo acabou com qualquer possibilidade do americano Pete Sampras de alcançá-lo.
Apesar de ter tido sua situação dificultada, Guga ainda tem chances de voltar ao posto de número 1 do mundo. Agora, porém, precisa ser campeão em Portugal. Além disso, Safin teria que cair nas semifinais. Para garanti-se no topo da lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o russo precisa chegar à final. Mas se o brasileiro for eliminado na primeira fase, Safin também terá o posto garantido.