Rio - O técnico Zagallo não tem mais motivos para reclamar da demora na reapresentação de alguns jogadores do elenco do Flamengo. Nesta quarta-feira, o grupo ficou completo com a chegada do meia Petkovic, do atacante Edílson e do goleiro Clemer.
Na próxima sexta, o Rubro-Negro viaja para a Granja Comary, em Teresópolis, para intensificar os treinos da pré-temporada com todos os atletas à disposição do treinador.
A principal novidade nesta quarta-feira foi a antecipação da chegada de Petkovic. Ele estava liberado pela diretoria para se apresentar somente na sexta, mas conseguiu retornar mais cedo da Iugoslávia, onde passou as férias.
Edílson se reapresentou com um dia de atraso, após alegar na última terça que seu filho passara mal em Salvador. Já Clemer garantiu sua permanência na Gávea por mais uma temporada, depois de tentar negociar em vão sua saída para outros clubes. Mesmo insatisfeito com a condição de reserva, o goleiro promete lutar para reconquistar seu lugar seu time.
"Cada treino será como um jogo, em busca da condição de titular", disse Clemer, que perdeu a camisa número um para Júlio César durante a Copa João Havelange.
Nos próximos dias, os dirigentes esperam acertar a renovação dos contratos dos laterais Maurinho e Pimentel e do meia Beto. O que já é certa é a saída do meia Alex, que está se transferindo para o Palmeiras. Ele se junta a Denílson e possivelmente Athirson, como os jogadores que saíram do clube.
O caso de Athirson é que promete muita repercusão. Em sua página na Internet, o lateral acusa os dirigentes do Flamengo de o terem jogado contra a torcida na época em que foi divulgada a sua venda para a Juventus, da Itália.
O Rubro-Negro continua insistindo que Athirson ainda tem contrato com o clube -teria sido assinado por sua ex-empresária Marlene Mattos-, enquanto o jogador garante que cumprirá o pré-contrato com a equipe italiana. Os dirigentes do Flamengo prometem levar o caso à Fifa a fim de impedir a transferência do lateral, mas já estão à procura de um substituto. O nome preferido é o de César, do São Caetano.
A saída de Athirson, Alex e Denílson não tirou a confiança de Petkovic, apontado pela torcida como o maior ídolo da atualidade, num bom desempenho em 2001.
"É uma pena, pois todos estes jogadores que saíram são excelentes. Qualquer time gostaria de contar com eles no elenco. No entanto, o Flamengo tem bons jogadores em condições de substituí-los", disse o sérvio.
O Flamengo treinará em Teresópolis até o dia 13. No dia 17, o clube fará sua estréia oficial na temporada de 2001 contra o Santos, no Caio Martins, pelo Torneio Rio-São Paulo.