Rio - Numa noite em que pouca coisa deu certo para o Botafogo, o time carioca empatou em 1 a 1 com o América-MG nesta quarta-feira, no Maracanã, na estréia das duas equipes no Campeonato Brasileiro. Rodrigo fez o gol botafoguense, enquanto Michael marcou para os mineiros.
A partida começou em ritmo muito lento. O América mostrava mais entrosamento, enquanto que o Botafogo tentava se impor como dono da casa. O time americano abusava das faltas com o objetivo de tentar parar o ímpeto alvinegro. A sorte não parecia ajudar os botafoguenses, tanto que, aos 13 minutos o atacante Felipe deixou o gramado com uma luxação no cotovelo direito, sendo substituído por Cláudio.
Num jogo morno a primeira oportunidade de gol aconteceu aos 15 minutos. Leonardo fez boa jogada pela direita e cruzou para Cláudio cabecear para fora. Mas as coisas não andavam boas mesmo para o Botafogo. Tanto que aos 19 minutos o zagueiro Sandro foi expulso, após cometer entrada violenta em Ricardo.
Com a vantagem numérica o América se tornou mais ofensivo, e assustou aos 23 minutos. Michael cruzou e Dênis se antecipou a Tucho. Dois minutos depois, Tucho cruzou, Fabrício chutou e a bola tocou na trave. No rebote, Wagner cedeu escanteio.
Paulo Autuori, técnico do Botafogo, tentou deslocar Leandro Ávila para a zaga, mas a modificação não deu certo. Então ele tirou Leandro Eugênio, colocou Tiago Coelho na zaga e deslocou Leonardo Inácio para a lateral esquerda.
A mudança fez com que o Botafogo perdesse a ação no meio de campo. O América se aproveitou para seguir pressionando. Aos 36 minutos Tucho arriscou de fora da área e a bola passou sobre o gol alvinegro. De tanto insistir o time mineiro abriu o placar. Aos 43 minutos Édson fez boa jogada pela direita e cruzou. Tiago Coelho tentou em vão cortar o cruzamento e a bola sobrou para Michael completar, sem chances para Wagner.
Para o segundo tempo o América voltou mais ofensivo, com o atacante Mirandinha no lugar do meia Claudinei. Mas foi o Botafogo que tentou mais o ataque. Aos nove minutos Leonardo Inácio cruzou e Thiago se antecipou a Taílson. Três minutos depois Leonardo Inácio cobrou falta, da entrada da área, e a bola passou sobre o gol americano.
Aos 15 minutos o Alvinegro foi recompensado. Leonardo Inácio tocou para Rodrigo que, da entrada da área, chutou no canto direito de Fabiano. E logo um minuto depois, Taílson tocou para Rodrigo, que chutou para o goleiro salvar.
A partir daí, o Botafogo seguiu pressionando, mas o América deu um susto, aos 35 minutos. Tucho cobrou falta e a bola raspou a trave de Wagner. Aos 37 minutos Dênis cabeceou para fora, diante de Fabiano. Com isso, o Botafogo teve que se contentar com o empate na estréia.