Rio A promessa de vida nova no Botafogo começa nesta quarta-feira. O Alvinegro quer esquecer o primeiro semestre em que a irregularidade foi a marca da equipe e tentará contra o América-MG, às 20h30min, no Maracanã, resgatar o prestígio na estréia no Campeonato Brasileiro. A diretoria alvinegra não mediu esforços e buscou atender aos pedidos do técnico Paulo Autuori, que exigiu contratações para a disputa da competição.
Então sob o comando do técnico Sebastião Lazaroni, o Botafogo conseguiu chegar apenas à final do Torneio Rio-São Paulo, conquistado pelo São Paulo. Logo em seguida, a equipe foi eliminada pelo Remo ainda na segunda fase da Copa do Brasil. O insucesso desta competição refletiu no Estadual em que o Alvinegro ficou com a quinta colocação, já com Lazaroni longe de General Severiano e substituído interinamente por Dé.
Com a chegada de Autuori, os dirigentes alvinegros estão esperançosos de que, desta vez, a equipe lutará de igual para igual pela classificação no Brasileiro. O atacante Claudio, os meias Leonardo, Fabiano e Leonardo Inácio, além do cabeça-de-área Leandro Ávila foram contratados e a confiança está depositada nas novas aquisições do clube. Nem mesmo as perdas de Donizete e Misso para o Palmeiras, e Valdson para o Vitória ofuscam o ânimo do Botafogo.
A equipe alvinegra tentará quebrar um tabu neste campeonato. Desde 1992, quando derrotou por 3 a 1 o Atlético-PR, o time carioca não estréia no Brasileiro com vitória, mas também manteve uma boa regularidade. De lá para cá foram oito jogos, sendo que o Botafogo perdeu apenas um e empatou o restante.
O América quer usar como motivação o título mineiro, conquistado este ano sobre o Atlético, para apagar as fracas campanhas realizadas no Campeonato Brasileiro. Na última competição, intitulada Copa João Havelange, a equipe mineira ficou apenas em 19º lugar somando 27 pontos. E por contar com a base do Estadual, o técnico Lula Pereira acredita numa regularidade maior do seu time neste campeonato.