Rio - Há tempos o Flamengo não repetia uma campanha como esta que vem realizando no Campeonato Brasileiro. Em quatro jogos disputados, a equipe rubro-negra parou nas defesas adversárias e não conseguiu sequer marcar um gol. Como conseqüência, não chegou a uma vitória na competição, o que tentará na partida desta quarta-feira contra o Sport, às 16h, no Maracanã.
Com o péssimo começo de campeonato, o Flamengo caminha para repetir a campanha no Brasileiro de 1971, quando ficou sem vencer nos oito primeiros jogos. Foi a única vez em que a equipe conseguiu um retrospecto tão desfavorável. Nas outras edições da competição, o Rubro-Negro sempre conseguiu uma vitória até a terceira rodada, à exceção de 90. Na ocasião, o time só venceu no quinto compromisso, o que poderia ser igualado à série atual se não tivesse obtido dois empates.
Portanto, o jejum de quatro jogos sem vencer e com apenas um empate no campeonato já é o segundo pior início rubro-negro em todas os Brasileiros. Como se não bastasse a falta de vitórias, a equipe jamais deixou de marcar um gol em quatro partidas sucessivas na história da competição.
Diante do quadro insatisfatório, o técnico Zagallo quer afastar de vez a má fase e vai pôr o time no ataque. Ameaçado de afastamento devido a um suposto mau preparo físico, o meia Petkovic ganhou crédito de confiança e continuará na equipe. Mas o iugoslavo será recuado para a sua posição original, abrindo uma vaga no ataque. Roma deve ser o escolhido para atuar ao lado de Reinaldo no setor. No lugar de Jorginho, expulso na goleada de 4 a 0 para o Atlético-PR, está decidido que Fábio Augusto jogará na cabeça-de-área.
No Sport, a motivação fica por conta da primeira vitória alcançada na competição - 2 a 1 sobre o Grêmio -, no último domingo. O técnico Júlio Espinosa elogiou as atuações dos estreantes Sandro Blum e Edu Manga, e vai mantê-los contra o Rubro-Negro carioca. O goleiro Marcelo Moretto também continuará na equipe titular, já que Nei ainda não se recuperou de uma gripe.