Rio - Após a derrota (1 a 0) para o Coritiba, no Maracanã, o Flamengo está cheia de problemas para enfrentar neste domingo o Santa Cruz, em Recife.
Na 24ª colocação, com sete pontos, o Rubro-Negro está no limite para não entrar na zona de rebaixamento. Mas uma derrota no Arruda certamente fará com que a equipe ocupe as últimas posições da competição. Para assustar o clima já sombrio pelos lados da Gávea, o time jogará sem cinco titulares: Juan, Vampeta, Jorginho, Beto e Fernando, que voltaria ao Flamengo contra o Coritiba.
Mas o zagueiro revelado pelo clube vive uma maré de azar. Depois de se recuperar de uma luxação no ombro esquerdo, Fernando voltou a sentir o mesmo problema, só que desta vez do outro lado. Já o desfalque de Beto foi ocasionado por fortes dores no joelho direito que o meia vinha sentindo no decorrer dos treinamentos da semana. O caso de Jorginho é mais simples, porém o cabeça-de-área está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na partida de quinta-feira passada.
Finalmente para agravar a dor de cabeça do auxiliar técnico Luís Carlos Prima, que continuará substituindo Zagallo, Juan e Vampeta estão na Seleção Brasileira. Os dois jogadores farão parte do grupo que enfrentará na próxima quarta a Argentina, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.
Diante de tantos problemas, a solução é continuar acreditando em Petkovic. O iugoslavo não vive uma boa fase, e vem sendo hostilizado sistematicamente pela torcida rubro-negra devido à suas últimas atuações pouco convincentes. Na derrota para o Coxa, o jogador foi alvo de vaias constantes vindas da arquibancada e deixou o campo mais cedo substituído por Roma.
Se o clima já não é dos melhores, ele pode agitar nos próximos dias. O atacante Paulo Nunes pediu dispensa do Corinthians e procurou o presidente do Flamengo, Edmundo dos Santos Silva, na tentativa de voltar ao clube que o revelou. No entanto, o superintendente Walter Srour descartou a possibilidade da contratação do jogador neste momento.