São Paulo – Depois de estar em vantagem de 3 a 0 e 4 a 1, o Corinthians acabou tendo que amargar seu sexto jogo consecutivo sem vitória. Neste domingo, no estádio Independência, em Belo Horizonte, ficou no 4 a 4 com o América-MG em partida pela nona rodada do Brasileirão-2001.
O time paulista entrou em campo arrasador e dando a impressão de que afastaria a má fase. Logo no primeiro minuto, depois de cobrança de escanteio, Batata cabeceou para fazer 1 a 0. A bola ainda desviou em zagueiro do América antes de entrar.
A vantagem foi ampliada aos 14min. Depois de jogada de Deivide pela esquerda, cruzamento foi feito. Ricardinho, dentro da pequena área, dominou e tirou o goleiro Raniere da jogada fazendo 2 a 0. Aos 24min, após escanteio pela esquerda e Batata fez seu segundo gol na partida.
Aí o América partiu para pressão e começou a ter a colaboração do goleiro corintiano Doni. Ele falhou em vários cruzamentos para área. Aos 36min, o ex-corintiano Mirandinha aproveitou a insegurança do goleiro para, dentro da pequena área, cabecear fazendo o primeiro gol mineiro.
O Corinthians, no entanto, não tardou a responder. Aos 39min, Gil fez o quarto gol do time paulista. Aí foi a vez do América dar o troco imediato. No minuto seguinte, Somália assinalou o segundo gol americano.
Batata, que teve uma participação decisiva no bom começo corintiano, também foi importante no declínio. Aos 41min acabou sendo expulso após cometer falta e receber seu segundo cartão amarelo no jogo.
Com um jogador a mais, o América partiu para cima do Corinthians no segundo tempo. Logo aos 6min, Somália fez seu segundo gol na partida. Aos 10min, cobrando falta, Fabrício igualou o marcador.
Depois do empate, o time mineiro se acomodou. Continuou buscando o desempate. Porém, sem a mesma força do começo. Isso favoreceu o Corinthians que, com um a menos, não teve outra opção a não ser se fechar para tentar evitar a derrota.