São Paulo – A Colômbia até que fez a sua parte. Jogando em Assunção, contra um já classificado Paraguai, a equipe do técnico Francisco Maturana venceu por 4 a 0, 3 gols de Vitor Hugo Ariztizabal aos 24 e 32 minutos do primeiro tempo, e aos 17 do segundo, e Castillo aos 36 do segundo. Mas com o empate do Uruguai frente à Argentina por 1 a 1, a quinta vaga sul-americana nas eliminatórias escapou das mãos colombianas. O Paraguai termina as Eliminatórias em quarto lugar, com 30 pontos, mas com saldo menor do que o Brasil. A Colômbia termina em sexto, com 27 pontos, mas com saldo menor do que o Uruguai.
No primeiro tempo A Colômbia entrou agressiva, buscando o resultado que carimbaria o passaporte para a repescagem. A dupla Asprilla e Ariztizabal funcionou muito bem, com a armação das jogadas por conta do ex-palmeirense, e as conclusões a gol ficando para o ex-tricolor. Aos 24 minutos, em uma falha da defesa paraguaia, Asprilla recuperou a bola e lançou ‘Ari’, que tocou na saída do goleiro. No segundo gol novamente jogada de Asprilla, que foi derrubado na área. Ariztizabal bateu com muita categoria, por cima do arqueiro. O Paraguai tentava com o estreante Pablito Gimenez, mas a defesa colombiana aliviava, e as bolas que passavam caíam nas mãos seguras do arqueiro Oscar Córdoba.
Na volta do segundo tempo Maturana mexeu taticamente, e anulou a equipe do Paraguai. A dupla Ariztizabal-Asprilla continuou funcionando. Aos 17 minutos mais um passe de Asprilla, que ‘Ari’ não desperdiçou. Colômbia 3 x 0, apenas 2 gols atrás do resultado ideal. Aos 36, Rafael Castillo, em jogada de grande habilidade, marca o quarto gol colombiano, mas não foi suficiente para garantir a vaga.