Rio - A Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) anunciou nesta sexta-feira que seu Comitê Executivo aceitou a modificação no calendário do futebol na América do Sul. A principal mudança diz respeito às Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, que vão começar em 2003. A competição continua com o formato de pontos corridos, com todos jogando contra todos em turno e returno, mas será disputada por três anos.
Para evitar qualquer tipo de confronto com os clubes europeus, as seleções só realizarão seis jogos por anos. Sendo que as seleções só vão se reunir três vezes por ano, pois dois jogos serão realizados sempre em seqüência, sendo um no fim de semana e outro no meio de semana.
Outra decisão tomada pela CSF foi aumentar o período de tempo entre as edições da Copa América. A partir de agora este torneio será jogado de quatro em quatro anos e não mais de dois em dois, como acontecia. A Copa América será realizada em anos pares e, com isso, o torneio marcado para 2003, no Peru, foi adiado para 2004, no mesmo local.
A Copa Panamericana ainda não foi confirmada em substituição a Copa Mercosul, pois a CBF evitou anunciar se os clubes brasileiros irão participar desta disputa.
Já a Copa Libertadores começará mesmo na próxima semana. As empresas Traffic e Torneos e Competiciones acertaram uma garantia bancária com a CSF para realização da competição. Mas os problemas com a Libertadores fizeram a CSF anunciar que não vai mais sustentar as competições entre clubes. Para que estas disputas aconteçam patrocinadores terão que arcar com as despesas dos torneios.
A CSF estuda a assinatura de contrato com a empresa de material esportivo Nike para futuros patrocínios. Na reunião a CSF anunciou que seus membros apoiarão à reeleição do suíço Joseph Blatter a presidência da Fifa.