Rio - Os bombeiros de todo o Japão vão receber máscaras de gás e roupas contra ataques químicos e biológicos para a Copa do Mundo, disseram na quinta-feira membros da agência responsável pelos bombeiros.
A medida foi adotada tanto pelas preocupações com a segurança após os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos como pela lembrança do ataque com gás sarin no metrô de Tóquio, que deixou 12 mortos.
A agência vai fornecer 150 kits de roupas e equipamentos para detectar gases venenosos e outras ameaças biológicas para os departamentos de bombeiros em todo o país, disse um porta-voz da agência.
Eles também vão distribuir cerca de 14 mil máscaras de gás para as pessoas que trabalham nas ambulâncias. Todas as áreas em que haverá jogos da Copa receberão os kits, mas a medida não foi tomada somente pelo torneio.
``A possibilidade de tais ataques parece maior após 11 de setembro, e queremos estar preparados para tudo'', disse o porta-voz da agência. ``Mas é claro que sempre há o temor de que um evento grande como a Copa do Mundo possa se tornar um alvo''.
A Copa do Mundo, que será sediada conjuntamente pelo Japão e pela Coréia do Sul, começa no dia 31 de maio.