São Paulo - O São Paulo perdeu para o São Caetano por 1 a 0 na tarde deste domingo, no ABC, pela 12ª rodada do Rio-São Paulo. Vágner fez o gol da vitória na etapa complementar, decretando a segunda derrota seguida do time do Morumbi depois de sete goleadas consecutivas.
Com o resultado, o São Paulo permanece com 23 pontos na tabela de classificação e é ultrapassado pelo Corinthians, que com a vitória sobre o Botafogo por 3 a 1, assume a vice-liderança com um ponto a mais. O Palmeiras lidera com 27 pontos.
Já o São Caetano segue sua recuperação no Rio-São Paulo e vai a 19 pontos, um a menos do que Botafogo, Vasco e Jundiaí. Os três últimos dividem a quarta colocação. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais do torneio.
Jogando com muita velocidade, apesar do campo prejudicado devido as fortes chuvas que caíram sobre São Caetano do Sul, o Azulão dominou o primeiro tempo e esteve sempre mais próximo do gol.
A pressão começou logo aos 2 minutos, quando Adãozinho cobrou escanteio, Daniel sobiu mais que a zaga do São Paulo, mas cabeceou para fora. Logo em seguida, Russo entrou sozinho pela direita, invadiu a área e chutou forte, a bola explodiu no peito de Rogério Ceni e saiu.
O campo molhado fez com que os jogadores do São Caetano arriscassem, durante todo o primeiro tempo, chutes de fora da área contra o gol de Rogério Ceni. Aos 4' Adãozinho chutou forte, Rogério espalmou e fez grande defesa.
Deslocado para a lateral esquerda, Gabriel teve muitas dificuldades para conter as descidas de Russo pela direita. Preocupado, teve receio de ir ao ataque e o São Paulo ficou dependente das descidas esporádicas de Souza e Kaká pelo setor.
Aos 12' Marlon arriscou mais um chute de fora da área, Rogério fez a defesa. A primeira chegada do São Paulo no gol de Silvio Luiz aconteceu somente aos 13', quando Souza entrou pela esquerda, e dentro da área, chutou forte sobre o gol.
Aos 18' o São Caetano teve a melhor chance do primeiro tempo. Russo fez belo cruzamento para Bradão, que no momento da conclusão, escorregou e perdeu a oportunidade.
A partir dos 20 minutos, o São Paulo começou a sair mais para o ataque e criou duas boas chances. Kaká fez bela jogada pelo meio, avançou próximo da grande área e chutou forte, sobre o gol. Nove minutos depois, Souza cruzou, Silvio Luiz não segurou, mas Kaká se atrapalhou e perdeu o momento exato da conclusão.
Até o final da primeira etapa, São Caetano continuou melhor mas não conseguiu criar novas chances de gol.
No segundo tempo, o São Paulo mudou a sua postura. Mais ousado e insistindo com as jogadas de ataque, o Tricolor eqüilibrou o jogo. Aos 2 minutos, Souza cruzou, a bola sobrou para Kaká, que livre dentro da área, não conseguiu dominar a bola.
O São Caetano respondeu com Brandão. Ele foi lançado por Adãozinho, tocou na saída de Rogério Ceni, mas Maldonado veio na corrida e evitou o gol.
Aos 12 minutos, Aílton puxou o contra-ataque e chutou de fora da área. Rogério desviou para escanteio. Um minuto depois, na cobrança de escanteio feita por Adãozinho, Daniel subiu mais que a zaga adversária, a bola cruzou toda a área do São Paulo e Wágner, de "peixinho", fez o gol da vitória do São Caetano.
O São Paulo, após o gol, não conseguiu crescer na partida e continuou sofrendo pressão. Aos 16' o zagueiro Reginaldo escorregou e perdeu a bola para Wágner, que cruzou, Aílton furou e Adãozinho chutou para grande defesa de Rogério Ceni.
Aos 28' Russo perdeu a grande chance de ampliar o placar para o time do ABC. Adãozinho cruzou da direita, Brandão ajeitou de cabeça e Russo, sozinho dentro da pequena área, chutou sobre o gol.
O São Paulo voltou ao ataque com Belletti, pela direita. Aos 31' ele cruzou, Reinaldo bem colocado, desviou de cabeça, quase empatando o jogo.
Nos minutos finais, o Tricolor se lançou ao ataque. Mas esbarrou no desespero e nas poças d' água no gramado, que impediam um toque de bola eficiente. Aos 44 minutos, o São Paulo teve a última chance com França. Lançando por Kaká, ele dominou dentro da área e tocou na saída de Silvio. Daniel chegou na cobertura e chutou para fora, garantindo a vitória do São Caetano.