Timão vence o Bota e é vice-líder no Rio-SP
Domingo, 24 Março de 2002, 18h04 Atualizada: Domingo, 24 Março de 2002, 18h33
São Paulo -
O Corinthians aproveitou o fato de jogar em casa e derrotou o Botafogo por 3 a 1 na tarde deste domingo no Morumbi, em São Paulo, pelo Torneio Rio-São Paulo. Scheidt, Fábio Luciano e Ricardinho marcaram os gols corintianos, enquanto Leonardo Inácio descontou. Com este resultado o time paulista chegou à vice-liderança, com 24 pontos. Já os cariocas, com 20 pontos, foram beneficiados pelos outros resultados e permaneceram na quarta colocação, na zona de classificação.
As duas equipes entraram em campo com objetivos diferentes. Enquanto o Botafogo, de três zagueiros, parecia disposto a segurar o empate, o Corinthians, de três atacantes, queria a vitória para ficar bem mais perto da classificação.
O Botafogo congestionou o meio-campo e impediu que o Corinthians armasse qualquer jogada. Tanto que apesar da postura mais defensiva, o time carioca foi o dono das melhores oportunidades de gol.
Aos nove minutos, Alexandre arriscou de fora da área e a bola passou sobre o gol. Carlos Alberto tentou o chute aos 14 e Dida fez segura defesa.
Com um temporal que mal deixava os torcedores assistirem ao jogo com uma boa visão, as duas equipes pouco criaram e as jogadas de bola parada se tornaram a melhor arma. Porém, novamente, o Botafogo melhor aproveitou as faltas. Aos 20 minutos, Dodô forçou excelente defesa de Dida. Sete minutos depois o goleiro corintiano teve que se esticar todo para pegar a bola do artilheiro botafoguense.
Leandro Eugênio fez bom cruzamento aos 40 minutos, Leonardo Inácio dominou e virou para fora. Um minuto depois, jogada semelhante. Leandro Eugênio cruzou, Dida cortou mal, Leonardo Inácio pegou de primeiro, mas o goleiro se recuperou na jogada.
A única boa chance do Corinthians aconteceu aos 45 minutos. Kléber cruzou, Ricardinho pegou de primeira e a bola foi para fora.
As duas equipes voltaram com a mesma postura para o segundo tempo. A primeira chance de gol aconteceu aos oito minutos. Leonardo Inácio cobrou falta e Carlos Alberto cabeceou para fora.
Mesmo sem fazer muito por merecer o Corinthians abriu o placar aos 11 minutos. Após cobrança de escanteio, Fábio Luciano desviou e Scheidt cabeceou para marcar.
Deivid quase ampliou aos 17 minutos, após completar cruzamento de Gil. Mas Kleber fez boa defesa. Dois minutos depois Leandro Eugênio arriscou de fora da área e Dida defendeu com dificuldades.
Leandro avançou sem marcação aos 21 minutos, mas na hora do chute Kleber fez boa defesa. Aos 23 minutos Leandro entrou na área e recebeu falta de Fabiano. Pênalti que Ricardinho cobrou e Kleber defendeu.
Na seqüência de lance Valdson reclamou e o árbitro marcou falta técnica. Mas Ricardinho não aproveitou a cobrança e a bola bateu na barreira. O Botafogo cresceu com os gols perdidos pelo Corinthians e chegou ao empate aos 28 minutos. Felipe e Alexandre tabelaram e, após o chute, Dida deu rebote. Leonardo Inácio aproveitou para marcar.
Mas o Corinthians não se abalou e chegou aos segundo gol, aos 33 minutos. O lance foi muito semelhante ao primeiro gol. Após cobrança de escanteio Fábio Luciano subiu, sem marcação, e cabeceou sem chances para Kléber.
O Botafogo sentiu o golpe e acabou levando o segundo gol aos 37 minutos. Deivid puxou o contra-ataque e cruzou para Ricardinho pegar de primeira e acertar um belo chute.
Aos 42 minutos Ricardinho cruzou e Deivid cabeceou livre, mas a bola foi para fora, não conseguindo alterar o marcador.
Untitled Document
Corinthians
3
X
1
Botafogo
Local
Morumbi, em São Paulo (SP)
Juiz
Alicio Pena Júnior (MG)
Auxiliares
Marco Antônio Martins (MG) e Helberth Andrade (MG)
Renda e público
Não divulgados.
Cartão Amarelo
Ricardinho e Rogério (Corinthians) e Romeu, Leandro Eugênio, Fabiano, Valdson e Geraldo (Botafogo)
Gols
Scheidt aos 11' (2T), Fábio Luciano 33' (2T) e Ricardinho 37' (2T) - Corinthians; Leonardo Inácio 28' (2T) - Botafogo
Corinthians
Dida, Rogério, Fábio Luciano, Scheidt e Kléber; Fabrício, Vampeta e Ricardinho; Gil (Fumagalli), Leandro (Renato) e Deivid - Técnico: Carlos Alberto Parreira
Botafogo
Kleber, Fabiano, Valdson e Romeu; Cicinho (Geraldo), Carlos Alberto (Felipe), Almir, Leonardo Inácio e Leandro Eugênio; Alexandre (Márcio Gomes) e Dodô - Técnico: Abel Braga