Repórter Terra |
|
|
A Fiscalização dos transgênicos |
|
Delegado defende criação de Polícia de Biossegurança
Adriano Floriani
As sementes de soja transgênica chegaram ao Brasil como contrabando e se transformaram em lavouras clandestinas no norte do Rio Grande do Sul. A cada ano, os cultivos ilegais estão tomando conta das lavouras gaúchas e se espalham para outros estados. O delegado especial Antônio João Ruschel, da Polícia Federal (PF), aponta a fiscalização deficitária nas fronteiras como principal problema a ser enfrentado no Brasil. Ruschel defende a criação de uma polícia especializada em biossegurança. "De forma hipotética, se ao invés de soja transgênica alguém quisesse fazer guerra bacteriológica, poderia entrar aqui e produzir resultados indesejáveis para a saúde e o meio ambiente."
Ruschel comandou as primeiras investigações sobre a entrada de soja transgênica contrabandeada da Argentina, no começo de 1998. Em fevereiro daquele ano foi instaurado na Delegacia de Polícia Federal de Passo Fundo o inquérito 004/98-DPF.B/PFO/RS para investigar denúncia de sementes transgênicas no País.
Estelionato
As investigações apuraram que um caminhão com placas da Argentina descarregava sacas com as sementes, vendidas a R$ 220, num posto de combustíveis na BR-285 em Passo Fundo, principal região produtora de soja. "Na época não se comprovou autoria", relembra Ruschel. "Muitos agricultores compraram. Depois apareceu até estelionato. Soja convencional foi vendida como sendo transgênica". Na época, as investigações apontaram que a soja transgênica havia chegado também ao Paraná e ao Mato Grosso do Sul, lembra Ruschel.
As investigações sobre uma tecnologia ainda pouco conhecida levaram Ruschel a pesquisar o assunto. O delegado realizou um estudo sobre as implicações policiais dos OGMs, apresentado durante curso superior de polícia, em que propõe a criação de Delegacias de Biossegurança. "Acho que deve haver um grupo especializado em biossegurança, com formação para tratar disso", defende. "As pessoas estão preocupadas com a costura genética de plantas. Eu estaria preocupado com a pesquisas transgênicas com animais e seres humanos".
Terra
| |
|