Vida e Saúde ABC da Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ABC da Saúde
  Fibromialgia
Cerca de 5% da população pode vir a desenvolver fibromialgia

Leia mais
Introdução
Prevenção e tratamento
Diagnóstico
Uma doença que não se vê
Dicas de prevenção
Veja também:
Dores nas costas
Veja fotos dos maus hábitos que prejudicam a coluna
Como melhorar a postura
Evite sobrecargas na coluna
Mais artigos do ABC da Saúde


Sentir dor do fio de cabelo ao dedo dos pés. Pode parecer exagero, mas quem sofre de fibromialgia garante que a sensação de dor se irradia por todo o corpo, embora possa começar em uma região, como pescoço e ombro, e se espalhar, posteriormente, para outras áreas com manifestação de ardência, incômodo, rigidez e fisgadas.

Caracterizada como reumatismo de partes moles - isto é, não afeta as articulações -, a fibromialgia é uma doença que se manifesta com um quadro de dor crônica, difusa e, às vezes, incapacitante.

Não há uma causa específica, mas a médica reumatologista Maria Vitória Pádua de Quintero observa que a doença está associada a distúrbio do sono, angústia, ansiedade, depressão, cansaço crônico e estresse.

Mais freqüente em mulheres, em uma relação de nove portadoras para cada homem, na faixa etária de 40 a 50 anos, a fibromialgia também pode comprometer crianças e adolescentes. No Brasil, embora não haja um levantamento oficial, estima-se que mais de 5% da população vão desenvolver essa síndrome.

Hoje em Dia

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade