Sentir dor do fio de cabelo ao dedo dos pés. Pode parecer exagero, mas quem sofre de fibromialgia garante que a sensação de dor se irradia por todo o corpo, embora possa começar em uma região, como pescoço e ombro, e se espalhar, posteriormente, para outras áreas com manifestação de ardência, incômodo, rigidez e fisgadas.
Caracterizada como reumatismo de partes moles - isto é, não afeta as articulações -, a fibromialgia é uma doença que se manifesta com um quadro de dor crônica, difusa e, às vezes, incapacitante.
Não há uma causa específica, mas a médica reumatologista Maria Vitória Pádua de Quintero observa que a doença está associada a distúrbio do sono, angústia, ansiedade, depressão, cansaço crônico e estresse.
Mais freqüente em mulheres, em uma relação de nove portadoras para cada homem, na faixa etária de 40 a 50 anos, a fibromialgia também pode comprometer crianças e adolescentes. No Brasil, embora não haja um levantamento oficial, estima-se que mais de 5% da população vão desenvolver essa síndrome.
Hoje em Dia