Vida e Saúde ABC da Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ABC da Saúde
  Fibromialgia
Como prevenir e tratar o problema

Leia mais
Introdução
Prevenção e tratamento
Diagnóstico
Uma doença que não se vê
Dicas de prevenção
Veja também:
Dores nas costas
Veja fotos dos maus hábitos que prejudicam a coluna
Como melhorar a postura
Evite sobrecargas na coluna
Mais artigos do ABC da Saúde

O uso de medicamentos antidepressivos e de relaxantes musculares, sempre associado a exercícios físicos regulares, ajuda a aliviar as dores e a tratar a doença. A reumatologista Maria Vitória Quintero ressalta que a atividade física deve ser mantida para o resto da vida. "O tratamento da fibromialgia com atividade física regular é muito mais eficaz e pode reduzir o tempo e a necessidade de medicamento", salienta a médica.

Exercitar os músculos doloridos com alongamento e melhorar as condições cardiovasculares com exercícios aeróbicos são fundamentais no tratamento da fibromialgia. Atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhada, bicicleta, natação e hidroginástica são mais indicadas para iniciar um programa de exercícios físicos, que deve ser feito de maneira lenta e aumentado gradualmente. A reumatologista Vitória Quintero ressalta que indivíduos que fazem atividades físicas regularmente têm menos predisposição à fibromialgia.

A médica observa que os antidepressivos e os relaxantes musculares vão promover sono profundo, ajudando os pacientes com fibromialgia a ficarem mais descansados. Os antidepressivos são usados mais com o objetivo de aliviar a dor, relaxar os músculos e melhorar o sono do que especificamente para aliviar os sintomas de depressão.

Já os antiinflamatórios, usados no tratamento de muitos tipos de reumatismo, não surtem resultado satisfatório para pacientes com fibromialgia. Estudos mostram que narcóticos, tranqüilizantes ou derivados de esteróides são ineficazes e devem ser evitados por causa dos efeitos colaterais.

Tratamentos alternativos como acupuntura, massagens, tai chi chuan, reiki, ioga entre outros podem ajudar no alívio das dores, já que promovem o relaxamento muscular e, conseqüentemente, melhoram o quadro doloroso, mas não tratam a doença.

A terapia comportamental também é indicada para que a pessoa se sinta mais segura e melhore a auto-estima. O tratamento da fibromialgia é longo e geralmente não é inferior há dois anos. Vitória Quintero afirma que pessoas que conseguiram tratar a fibromialgia devem estar sempre atentas ao retorno dos sintomas, já que há possibilidade de eles reaparecerem ao longo do tempo, pois a doença não tem cura.

Outra possibilidade é a Reeducação Postural Global (RPG), que vai permitir ao paciente ter uma noção de postura e utilização do corpo de maneira adequada, de modo a não sobrecarregar o músculo, coluna ou qualquer outra parte do corpo.

Hoje em Diaa href="https://www.hojeemdia.com.br" class="textolinkbold"> Hoje em Dia

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade