Entre os males relacionados ao pênis, a maioria dos problemas acontece em função da higiene, ou da falta dela. A limpeza da área em torno da glande é dificultada quando o homem tem muita pele em volta dela ou quando não consegue puxar essa pele e lavar o local. Fazer a circuncisão seria a solução mais prática, mas a cirurgia só é recomendada quando o paciente apresenta problemas como infecção, dor e sangramento. Nos casos mais graves, a falta de higiene pode levar ao câncer no local.
A maioria das doenças pode ser evitada com hábitos saudáveis, muitos deles básicos, como manter o corpo limpo. Examinar-se é outra opção de evitá-las. O simples auto-exame mensal dos testículos, no qual os homens, mesmo jovens, deveriam fazer em busca de nódulos, evita o desenvolvimento de problemas na área genital e até previne câncer.
Mas certos problemas não possuem prevenção, como o crescimento benigno da próstata, que traz complicações urinárias e tem tratamento simples. Já outros problemas têm razões mais diversificadas, como a disfunção erétil. A impotência sexual masculina pode ter origens orgânicas e psíquicas. O uso de medicamentos, como o famoso Viagra, pode até permitir que o paciente mantenha o pênis ereto, mas o risco é que, com este paliativo, o tratamento das verdadeiras causas do problema seja deixado de lado.