Para entender como funciona a laqueadura, faz-se necessário explicar a fecundação. As trompas de Falópios são os canais que ligam o útero aos ovários, sendo lá por onde óvulos e espermatozóides caminham, se encontram e, em conseqüência, podem fecundar. A ligadura das trompas consiste em interromper esse caminho e impedir o encontro entre espermatozóides e óvulos.
Existem cerca de dez técnicas para a cirurgia: "Você pode queimar as trompas e cortá-las, pode colocar anéis de plástico ou clipes de titânio, ou mesmo fazer com fio de sutura", enumera o médico Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Em geral, a laqueadura não acarreta nenhum problema de saúde à mulher. "Mas uma cirurgia mal feita pode ter complicações. O médico pode dar um nó muito forte ou atingir as artérias quando cortar as trompas, prejudicando a circulação do ovário e prejudicando suas funções. Isso pode, em casos extremos, causar menopausa precoce", diz o ginecologista Malcolm Montgomery.