Rio - A estratégia de adiar seus jogos na Taça Rio vem dando resultado para o Vasco. Com a vitória de 2 a 1 sobre o Volta Redonda, nesta segunda-feira, em São Januário, a equipe assumiu a liderança na competição, com 12 pontos, ao lado de Fluminense e Americano, manteve o aproveitando de 100% no returno do Estadual e ainda tem a vantagem de estar com um jogo a menos que os concorrentes diretos. Romário e Jorginho Paulista marcaram para o Vasco, enquanto Gatão fez para o Voltaço, que amarga a penúltima colocação, com apenas dois pontos.
Os poucos vascaínos que se arriscaram a comparecer em São Januário não ficaram entusiasmados com o seu time no primeiro tempo. Embora o adversário parecesse frágil devido à péssima campanha no Estadual, o Vasco começou a partida em ritmo lento e deu espaços ao Volta Redonda. Aos seis minutos, o atacante do Voltaço, Silva, chutou forte e Helton teve trabalho para mandar a bola para escanteio. A resposta vascaína veio logo depois. Aos oito, Euller recebeu de Romário, chutou desequilibrado, mas a zaga adversária conseguiu desviar.
Mesmo sem forçar muito, o Vasco abriu o placar aos 15 minutos. Jorginho invadiu a área e tocou para o meio. O goleiro Palmieri não alcançou a bola, enquanto Euller chocou-se com o zagueiro adversário. Atento ao lance, Romário empurrou para a rede de pé esquerdo e marcou o seu sexto gol no Estadual. Nesta jogada, quem acabou levando a pior foi Euller, que sentiu uma fisgada na coxa esquerda e teve de ser substituído por Viola.
Um lance confuso, aos 31 minutos, acabou prejudicando o Volta Redonda. O zagueiro Vanderlei deu um empurrão em Viola e, como já havia recebido o cartão amarelo, foi expulso após ser denunciado pelo auxiliar Francisco Victor. Apesar de passar a jogar com um a menos, o Voltaço mostrou vontade e chegou ao empate. Aos 35, Maciel cruzou da esquerda e Gatão completou sem chances para Helton. Após o gol sofrido, o Vasco quase retomou a vantagem em dois grandes momentos do cabeça-de-área Nasa, que se apresentou ao ataque e soltou duas bombas de pé esquerdo. Na primeira, Palmieri fez uma excelente defesa e, na segunda, a bola acabou se perdendo para fora.
No segundo tempo, a falta de um jogador foi bastante sentida pelo Volta Redonda, que não se intimidava e continuava assustando o adversário. Mas a superioridade técnica do Vasco era clara e a equipe procurou não entrar em desespero com a igualdade no placar. O prêmio pela cautela aconteceu aos 15 minutos, quando Pedrinho, que acabara de entrar no lugar de Paulo Miranda, fez grande jogada e tocou para Jorginho Paulista. O lateral-esquerdo mandou um chute indefensável para Palmieri e desempatou a partida.
A entrada de Pedrinho incendiou o Vasco. O meia passou a comandar a equipe e teve participação direta em quase todas as jogadas. Aos 24, o jogador chutou colocado no ângulo de Palmieri, que se esticou todo para fazer a defesa. Depois foi a vez de Juninho Paulista chutar forte dentro da área para outra grande defesa do goleiro do Voltaço. A partir daí, o Vasco preferiu economizar suas energias para a partida contra o Peñarol, na próxima quinta-feira, pela Copa Libertadores.