Rio - Donizete funcionará também como um guia turístico na excursão que o Botafogo fará no México, entre 5 e 18 de julho, na preparação do time para o Campeonato Brasileiro. O atacante jogou duas temporadas no futebol mexicano e fala um pouco sobre essa experiência.
A primeira passagem de Donizete pelo país dos sombreros e da tequila se deu em 94, quando defendeu o Tecos. No ano passado, ele vestiu a camisa do Tigres. E garante que foi idolatrado por lá. "Em 94, por exemplo, fui campeão mexicano e eleito o melhor jogador da temporada".
O jogador afirma que os amistosos contra Puma, Tigres, La Piedad e Cruz Azul serão de grande importância para o Botafogo. "Será uma projeção para o clube. Mostrará que o clube ainda é respeitado "a nível internacional" (sic). Encontraremos dificuldades nesses jogos, porque enfrentaremos equipes mais bem preparadas. Mas será bom para nosso time, que está se armando".
Donizete lembra até que o México traz bons fluidos para o Alvinegro. "O Botafogo sempre fez esse tipo de excursão fora do Brasil. Em 90, também fizemos alguns jogos de preparação no México e voltamos para ser campeões estaduais".
A maior das dicas que o atacante pode dar para os jogadores que daqui a alguns dias embarcarão para o México é o cuidado com a comida típica, bastante condimentada. "É tudo carregado na pimenta. Escorria água dos meus olhos. Sem dizer que você come e se prepara para o banheiro. Uma vez, o meu filho pediu para eu comprar um pirulito e ficou com a boca ardendo", declarou Donizete, às gargalhadas.