Rio - O Grêmio bateu o Guarani por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Olímpico, pela nona rodada do Campeonato Nacional de 2001.
O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Polga, na etapa final. Com o resultado, o Tricolor gaúcho soma agora 11 pontos e assume a 17ª posição na tabela de classificação. Já o Bugre, com 5 pontos, continua na zona de rebaixamento.
O próximo compromisso do Grêmio no Brasileirão é com o Juventude, clássico gaúcho que será realizado no Alfredo Jaconi, no domingo que vem. No mesmo dia, no Brinco de Ouro da Princesa, o Bugre receberá o Santos.
Com um bom toque de bola, o Bugre tentava penetrar na área gremista, sobretudo pelas pontas. Porém o sistema defensivo gaúcho estava bem posicionado, o que dificultava qualquer investida bugrina.
A melhor chance do Grêmio no primeiro tempo ocorreu aos 39min. O volante Rafael lançou para Rodrigo Mendes, que trombou com o zagueiro Edu Dracena e invadiu a área. Cara a cara com Gléguer, Rodrigo Mendes mandou um “balaço” para fora.
No intervalo, Luiz Carlos Ferreira, resolveu apostar na vitória, tirando o volante Henrique e colocando o atacante Marcinho.
Quando a torcida já ensaiava vaias, o time do Grêmio abriu o placar aos 11 minutos. O meia Zinho bateu um escanteio da direita, Polga subiu mais que a zaga bugrina e cabeceou no canto esquerdo de Gléguer, que ainda tocou na bola mas não conseguiu evitar o gol gaúcho.
A temperatura da partida esquentou aos 44min, quando Rodrigo Gral agrediu por trás Edu Dracena. Este revidou, porém o árbitro Lourival Lima Filho expulsou somente o jogador gremista.