Rio - A vitória por 2 a 1 sobre o San Lorenzo, na última quinta-feira, não só garantiu a classificação do Flamengo na Copa Mercosul, como resgatou o bom futebol de um de seus principais astros.
O meia Petkovic teve uma atuação destacada e foi um dos responsáveis diretos pelo triunfo no torneio sul-americano. Agora, o iugoslavo quer repetir a dose contra o Gama, neste domingo, às 17h, no Maracanã, para ajudar na reabilitação do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro.
Garantido na segunda fase da Mercosul, mas na competição nacional o Flamengo ainda não conseguiu convencer. Ocupando apenas a 18ª colocação, com 16 pontos, a equipe rubro-negra não chegou a figurar entre os oito melhores do Brasileiro em nenhuma das 13 rodadas disputadas até o momento. Nem mesmo o fato de ter um jogo a mais no campeonato foi suficiente para deixar o time na zona de classificação.
Portanto, mais do que nunca, é chegada a hora de recuperar o tempo perdido. O técnico Zagallo tem problemas para escalar a equipe, mas acredita piamente na reabilitação no Brasileiro. Desfalcado de Alessandro, Juan e Reinaldo, o treinador rubro-negro deposita suas fichas nos substitutos, para fazer com que o Rubro-Negro entre de vez na briga por uma das oito vagas à próxima fase do Brasileiro.
A única dúvida de Zagallo está na zaga. Sem Juan, suspenso com três cartões amarelos, assim como Alessandro e Reinaldo, o Velho Lobo ainda não decidiu entre Anderson Luís e Leonardo Valença para saber quem atuará ao lado de André Bahia. Já na lateral direita, Fábio Augusto será improvisado e, no ataque, Roma formará dupla com Edílson.
Se confirmar o que o técnico Cláudio Duarte trabalhou durante a semana, o Gama terá um esquema com três zagueiros. Com isso, André Figueiredo atuará pelo lado direito da defesa, Jairo fará a função de líbero, enquanto Nem cobrirá o lado esquerdo. O lateral Paulo Henrique atuará mais avançado pela direita, Deda ficará na proteção aos zagueiros, Lindomar e Luís Fernando jogarão mais avançados com o trio formado por Romualdo, Reinaldo e Anderson.