São Paulo – O Juventude arrancou um empate por 1 a 1 do Sport, neste domingo, na Ilha do Retiro, no Recife, e chegou aos 18 pontos, saindo, pelo menos por enquanto, da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A equipe pernambucana está com 16, ameaçada de cair para a série B. O técnico Emerson Leão, que estava na corda bamba, ganhou uma sobrevida no cargo, graças a um gol de Leonardo Manzi aos 40 minutos da segunda etapa.
O time da casa saiu na frente aos 15 minutos. Edu Manga soltou uma bomba, Diego não segurou e Ricardinho completou no rebote. Aos 19, quase uma repetição: Arley chutou forte, o goleiro do Juventude soltou outra vez e Júnior Amorim bateu para fora.
A equipe gaúcha chegou a marcar aos 25, mas o juiz alegou impedimento de Didi. O atacante passou o jogo nas costas do zagueiro Érlon, atendendo um pedido do técnico Emerson Leão.
O autor do gol esteve perto de fazer outro aos 34. Edu Manga cruzou e Ricardinho chutou de virada, obrigando o goleiro Diego a fazer uma grande defesa.
O melhor lance do Juventude no primeiro tempo aconteceu aos 42 minutos. Michel cabeceou na trave de Adinam. Na sobra, Dauri tentou outra cabeçada, mas Érlon cortou.
Aos 15 minutos da segunda etapa, Ricardinho fez o goleiro Diego trabalhar de novo. Quatro minutos depois, o Sport perdeu boa chance de definir o jogo em um contra-ataque. Júnior Amorim desceu em velocidade e cruzou para trás. De frente para o gol, Kiko pegou mal na bola e mandou para fora.
Para dificultar mais para a equipe gaúcha, que era dominada em campo, Márcio, que já tinha amarelo, foi expulso após fazer falta violenta em Ricardinho, aos 28 minutos.
O time da casa ainda perdeu boa chance com Fabinho, aos 33, que chutou para fora.
Quando tudo parecia definido, Leonardo Manzi acertou uma cabeçada no ângulo de Adinam e empatou o jogo aos 40 minutos, salvando a cabeça do técnico Emerson Leão, pelo menos por enquanto.