Rio - A Seleção Brasileira vai a La paz nesta quarta-feira enfrentar a Bolívia às 22h (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, sabendo das dificuldades que vai encontrar. Além da seleção anfitriã, o Brasil terá que vencer os 3.600 metros de altitude da capital boliviana.
Se superar os dois adversários, conseguindo os três pontos, o time canarinho poderá carimbar antecipadamente seu passaporte para o Mundial. Mas para não precisar dos resultados da última rodada o Brasil, além de vencer, terá que torcer para o Uruguai não derrotar o Equador, em Quito.
Atualmente, o Brasil soma 27 pontos e ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias. Já a Bolívia, com 14 pontos na oitava posição, não tem mais chances de classificação. Nom primeiro turno, no Maracanã, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 0.
Apesar da altitude ser um fantasma que assusta a qualquer time que vai jogar em La Paz, os brasileiros tem evitado dar muita importância ao assunto.
“Não podemos ficar falando muito em altitude. Nosso adversário é a Bolívia e é com ela que devemos nos preocupar”, afirmou o goleiro Marcos.
Mesmo assim a CBF montou um esquema para evitar que os brasileiros sofram. Estudos da comissão técnica mostraram que por seis horas os efeitos da altitude não se manifestam no organismo humano. Dessa forma a Seleção Brasileira, que está concentrada em Santa Cruz de La Sierra, só chegará a La Paz momentos antes da partida.
Para esta partida Felipão teve que escalar Serginho na ala esquerda, uma vez que Roberto Carlos está machucado. Como o empate também é um bom resultado para a Seleção Brasileira, Felipão escalou o meio de campo com três jogadores de marcação, Émerson, Vampeta e Zé Roberto.
Na Bolívia, o técnico Carlos Trucco não esconde que o time jogará ofensivamente e espera um Brasil recuado. Ele exibiu para os jogadores na concentração algumas fitas de vídeo com exibições da Seleção Brasileira e conversou com eles sempre lembrando que é possível vencer o jogo.
“Treinei o meu time para ganhar e tenho em mente que isto é possível. Esse time pode fazer de um sonho a realidade. Tivemos este sonho nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de noventa e quatro e conseguimos realizá-lo”, afirmou Trucco.
Para esta partida Trucco ainda tem duas dúvidas para definir a equipe, mas prefere fazer mistério. No meio de campo, Galindo disputa posição com Gutiérrez, enquanto no ataque a briga pela condição de titular é entre Castillo e Líder Paz.