Por Ligia Marques
- As bebidas de um evento devem ser escolhidas de acordo com o cardápio e o tipo de recepção. Assim, em um coquetel costuma-se servir água, refrigerantes, aperitivos tipo batida de frutas, coquetéis de fruta, vinho branco ou champanhe.
- Em um jantar pode-se servir uísque e coquetéis de frutas acompanhando os aperitivos e vinhos durante o seu decorrer. Se houver pratos que acompanhem vinho branco (carnes brancas, peixes e frutos do mar) serviremos vinho branco antes do vinho tinto que deve acompanhar massas e carnes vermelhas.
- Não se toma um vinho branco junto com um tinto. Primeiro um e depois o outro.
- A garrafa de vinho tinto deve ser aberta uns 5 minutos antes de ser servida para que os vapores se liberem. Pode-se transferir o vinho tinto para uma garrafa de cristal (operação feita fora da mesa). Este processo chama- se decantação e só é usado para vinhos tintos e porto.
- Os vinhos tintos são servidos à temperatura ambiente (em torno de 18 º C). Champanhe e vinho branco são tomados gelados.
- Ao servir o vinho deve-se encher apenas dois terços do cálice. Champanhe deve ser colocado apenas até a metade da taça.
- Segure os cálices entre o pé e o bojo.
- Champanhe pode acompanhar um jantar desde a entrada até a sobremesa. Também é a bebida ideal para acompanhar ostras.
- Fondues de queijo são acompanhados por vinho branco, os de carne por vinho tinto e os de chocolate por licor.