Vida e Saúde Boa Forma
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Boa Forma
  BOA FORMA NO CIRCO
O trapézio é arte e exercício nas alturas
Leia mais
» Introdução
» Normas de segurança
» Acrobacia
» Malabares
» Trapézio
» Tecido

Veja as fotos:
» Acrobacia
» Malabares
» Trapézio
» Tecido

Leia também:
» Entre em forma
» Cuidados especiais
» Perca peso com saúde
» Ganhe massa muscular


O pré-requisito para uma atividade circense ser chamada de trapézio é ter uma barra sustentada por duas cordas ou cabos de aço. Sendo assim, existe uma extensa variedade de tipos de trapézio: petit-volant, também chamado de trapézio de vôo; trapézio em balanço; fixo, trapézio em balanço, double trapézio, trapézio Washington, que consiste em equilíbrios no próprio trapézio.

O mais conhecido deles é o petit-volant, que a pessoa leva bastante tempo para aprender. Os primeiro progressos de um iniciante, que é quando ele consegue passar para as mãos do portrô (pessoa que segura), requer cerca de um ano de treino. Para conseguir fazer boas passagens, leva de dois a três anos. Isso treinando, no mínimo, duas ou três vezes por semana.

Nessa modalidade, são trabalhados especialmente os membros superiores e, por conta disso, depois de algum tempo de treino, os trapezistas costumam ficar com os ombros largos.

Por envolver uma consciência do corpo e do espaço, o trapézio não é recomendado para crianças com menos de doze anos. "A partir dessa idade já é recomendado e existem crianças dessa faixa etária que atuam no circo", diz o coreógrafo circense Rodrigo Matheus.

Tereza Melo Sousa/Especial para o Terra

volta | mais artigos de Boa Forma
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade