Rio - Depois de um bom início no Campeonato Brasileiro, o Botafogo parou e voltou a preocupar o seu torcedor. Nesta quarta-feira, às 20h30, contra o Sport, no Maracanã, o Alvinegro precisará mais do que nunca de um resultado favorável, o que não acontece desde a vitória sobre o Bahia (3 a 2). Do contrário, o sinal de alerta no Caio Martins terá de ser acionado.
Para quem chegou a liderar a competição, um 17º lugar é motivo de preocupação no Botafogo. Mesmo assim, com nove pontos, a equipe ainda pode voltar para a zona de classificação. Mas, para isso, terá de fazer a sua parte no Maracanã. Num campeonato equilibrado como o Brasileiro, uma vitória torna-se ainda mais imprescindível quando se joga dentro de casa.
O técnico Paulo Autuori está ciente de ter a seu favor o fato de voltar a jogar no Rio de Janeiro. Por isso, não quer que o time repita as exibições diante do Goiás e América-MG, partidas em que o Alvinegro deixou a desejar e saiu de campo com resultados insatisfatórios: derrota para os goianos (1 a 0); e empate com os mineiros (1 a 1).
Ainda sem contar com os novos reforços, Autuori vem tentando motivar os jogadores que buscam um lugar ao sol na equipe alvinegra. Enquanto o atacante Dodô e o meia peruano Ciurlizza não estréiam, Ronaldo e a dupla Milar-Taílson seguem entre os titulares. Com Leandro Ávila se recuperando de um estiramento na coxa esquerda, Carlos Alberto é outro que continua tendo uma chance.
O treinador do Sport, Júlio Espinosa, será obrigado a mexer na defesa para este compromisso. Ele não contará com o zagueiro Alex Pinho, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Cruzeiro e deverá substituí-lo por Tinho. Por falta de reservas em algumas posições, o treinador vai continuar improvisando para formar o time. Com isso, Rogério Mello continuará na lateral esquerda.
A atuação da equipe na derrota para o Cruzeiro (1 a 0), no último domingo, foi considerada um acidente, uma vez que o gol do adversário surgiu num erro individual: Erlon dominara entre dois atacantes na área e tentara sair jogando. Mas acabou perdendo a bola e propiciando o gol do adversário. Mesmo assim, o jogador tem a confiança de Espinosa e será mantido na equipe.