São Paulo - A Ponte Preta empatou com o Gama por 1 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e perdeu a chance de entrar na zona de classificação do Campeonato Brasileiro.
A Macaca foi para 24 pontos, enquanto que o time do Distrito Federal somou 14, e ainda é ameaçado 'fantasma' do rebaixamento.
Reinaldo abriu o placar para a equipe alviverde, aos 20min. Aos 31min, André Silva empatou para os donos da casa.
O jogo poderia ter sido um treino de ataque contra defesa. Desde os primeiros minutos, a Ponte saiu para o jogo e o Gama se fechou em seu campo para tentar o gol apenas contra-ataques.
Em um deles, aos 20, Reinaldo aproveitou uma falha grotesca do goleiro Alexandre, e, col o gol vazio. Onze minutos depois, em um chute despretencioso de André Silva, a bola resvalou na zaga, enganou Ronaldo e morreu nas redes do Gama.
A Ponte voltou do intervalo com Carlos Alexandre no lugar de Dionísio, e com isso a Ponte passou a atacar mais pela direita de seu ataque. Aos cinco minutos Washington perdeu uma boa chance pegando mau uma sobra de Piá.
O atacante da Ponte chegou a fazer o gol da virada aos 36 mas o árbitro marcou impedimento do ataque ponte-pretano. O jogo permaneceu com o time de Campinas em cima, mas sem conseguir grandes oportunidades para fazer o gol da virada, e a partida terminou no 1 a 1.
A Ponte Preta começou a partida tocando mais a bola e buscando espaços na retranca do time de Brasília. O Gama marcava a Ponte em seu campo de defesa e evitava jogadas de ataque. A Macaca precisava da vitória para entrar para a zona de classificação. Já o Gama, na 25ª posição, queria somar pontos para fugir do rebaixamento.
As duas equipes alternavam bons momentos. Tanto a Ponte como o Gama lutavam pela bola no meio-campo, o que resultou em muitas faltas por parte dos dois lados. Até que aos 21 minutos, em lançamento para Reinaldo, o goleiro Alexandre saiu da área com os pés e deixou o gol livre, aberto para o atacante abrir o marcador.
Com o gol, o Gama se fechou ainda mais em campo e passou a jogar no contra-ataque. Mas a retranca não funcionou muito tempo. Aos 31 minutos, André Silva arriscou da entrada da pequena área, a bola desviou no zagueiro do time de Brasília e enganou Ronaldo, vendido no lance. 1 a 1.
No segundo tempo, com Carlos Alexandre no lugar de Dionísio, a Ponte chegou mais ao ataque, mas a bola cismava em não entrar. E quando entrou, com Washington, o árbitro Edilson Soares deu impedimento.
As equipes passaram a fazer muitos lançamentos, mas a partida terminou mesmo empatada. Antes do juiz apitar o final do jogo, a torcida ainda teve tempo de jogar um rádio no bandeirinha Marcos Nunes, mas nada aconteceu ao assistente.
Na próxima rodada, sábado, a Ponte Preta vai ao Independência, encarar o América, e o Gama recebe o Vitória no estádio Bezerrão.