Fórmula 1 - Mercado em 2010

Pilotos novatos

Sem "pedigree", Di Grassi chega à F1 para
comprovar elogios

Considerado o mais talentoso dos pilotos da nova geração, Lucas di Grassi chega à Fórmula 1 depois de dois anos de insistência. Neste período, o nome do brasileiro, na maioria das vezes, foi especulado em equipes em que Nelsinho Piquet e Bruno Senna também eram candidatos.

A situação deixava o piloto desconfortável, a ponto de ele dizer que a falta de um sobrenome de peso lhe prejudicava nas negociações. Vale lembrar que Bruno, confirmado na Campos, é sobrinho do tricampeão Ayrton e Nelsinho, que disputou uma temporada e meia com a Renault, é filho do tricampeão Nelson Piquet.

Trigésimo piloto brasileiro a participar da categoria, Lucas di Grassi teve experiência como piloto de testes da Renault e chegou a testar com a extinta Honda antes da temporada de 2009. Porém, teve de esperar até o surgimento de uma novata, a Virgin, para ganhar uma chance como piloto principal.

A carreira de Di Grassi no automobilismo começou em 1997, no kart, categoria na qual conquistou os títulos bandeirante, paulista e pan-americano até 2000. Em 2002, foi vice-campeão da Fórmula Renault e, no ano seguinte, conseguiu a mesma classificação no Fórmula 3 Sul-Americana.

O desempenho do brasileiro chamou a atenção da Renault, que o chamou para integrar o programa de desenvolvimento de jovens pilotos da equipe. Ficou quatro anos no programa, período em que venceu o GP de Macau de F3 e disputou a Fórmula GP2, categoria de acesso à Fórmula 1 onde foi vice-campeão em 2007.

Voltou para a categoria em 2009 depois de uma temporada como piloto de testes da Renault na Fórmula 1. Teve um ano discreto, terminou em terceiro, mas mesmo assim ganhou a vaga na Virgin e terá a chance de provar que os elogios a sua capacidade são merecidos.

Terra